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Fonte: oficinabrasil   00:41 19/10/2017

Renault Oroch Dynamique 2.0 agrada nas oficinas
Versão 2017 da primeira picape produzida no mundo pela Renault e que inaugurou uma nova categoria entre os modelos compactos e médios recebe elogios dos reparadores e mostra evolução da marca no País
 

Renault Oroch Dynamique 2.0

Apresentada pela primeira vez em 2014, no Salão do Automóvel de São Paulo (SP), como a primeira picape produzida em todo o mundo pela Renault, a Duster Oroch é o resultado de um projeto da Technocentre Renault, da França, a quatro mãos com o Renault Design América Latina, estúdio da montadora francesa instalado na capital paulista. O objetivo da iniciativa era ambicioso: criar sobre a plataforma do SUV Duster uma nova categoria de picape de cabine dupla que fosse maior que as pequenas (Fiat Strada, Volkswagen Saveiro e Chevrolet Montana) e menor que as médias (Chevrolet S10, Ford Ranger, Toyota Hilux e Volkswagen Amarok entre outras). Para tanto, em relação à Duster, o entre-eixos do novo veículo foi esticado em 15,5 cm e a picape ficou 36 cm mais longa. E esse estica-e-puxa acabou valendo a pena: logo no primeiro mês de vida da Oroch – o nome remete ao de uma pequena tribo do sul da Rússia para dar uma conotação de resistência e força –, em novembro de 2015, a picape emplacou 1.232 unidades, superando a Ford Ranger no ranking dos mais vendidos. 

A ideia de uma picape intermediária deu tão certo que logo a concorrência sentiu cheiro de algo bom no ar e tratou de meter sua colher na receita. Em fevereiro de 2016, a Fiat pôs nas ruas brasileiras a picape Toro – confira matéria na seção Premium – com dimensões semelhantes à Oroch, interrompendo o brevíssimo reinado da pioneira. Porque desde então a irmã mais nova da Duster só come poeira da rival que disparou nas vendas. Para resumir, a Toro era até junho deste ano líder absoluta de vendas entre todas as picapes e a Oroch, que desbravou seu caminho, estava em um apagado oitavo lugar. Logo, espera-se alguma reação da picape da montadora francesa produzida na planta de São José dos Pinhais, no Paraná. Que pode estar já em andamento. As duas versões 2017 com motores 2.0 e 16 válvulas do modelo – Dynamique e Dynamique Automática – já passaram a ser equipadas com direção eletro-hidráulica e um sistema de regeneração de energia trazido da Fórmula 1 para reduzir o consumo de combustível. Isso, além de outras novidades. 


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